Skip to content

29- Futuro

27 de março de 2012

§29.1.

Futuro é um pensamento comum. Espiralar, pois. Para nossa mente, às vezes é difícil concebê-lo assim: certo Agostinho de Hipona, cristão, moldou-nos a visão retilínea do tempo do gráfico vetorial da física das escolas. Como o tempo não seria uma linha reta? Sendo curvo, pois! É difícil voltar a pensar assim. É preciso viver em ciclos. Acostumar-se a preparar a terra, plantar e colher. As grandes cidades de asfalto cinzento e muros concretados nos privam de detalhes importantes que o zumbido do tráfego, o cheiro da rua e a fumaça da combustão moderna obliteram. O que se ouve na buzina histérica do apressado? O que se vê na multidão anônima caminhante? O que se cheira na fumaça escura do caminhão? O futuro…? Linhas retas, retas avenidas, progresso infinito, estradas compridas, retas, lineares, paralelas, nas paredes, nas fachadas, nas janelas, retas, retas e retas. É isto, pois?

§29.2.

O vidente astuto previu o que há de vir. Em sua visão soube, testemunhou a presença. Cantou em rima perfeita, palavras obscuras, da torta e direita, das moles e duras. Mas o que há de vir para nós, os celtistas de hoje sob o Austro celeste? União ou discórdia? Ou os dois juntamente? crescimento ou definha? Ou ambos conjuntamente? Conquista ou derrota? Em casos, certamente. O que nos espera na próxima curva do tempo do presente? Eis o segredo da semeadura conquistado após a Batalha da Planície do Pilar. Agora, sabes quem o guarda.

§29.3.

O Ígne da Tradição precisa ser alimentado dirá o reto costume. Proclama o vetusto dedmas a melodiosa Grande Canção. No rio que flui e onde descansamos satisfeitos ao ouvir o sonoro murmúrio, perene e divo som. Além das batalhas orgulhosas, além do aço e do sangue, mesmo que guiados sob os três mastros (da verdade, do além e do galo ao amanhecer)  do estandarte certeiro. Além do que ainda não é. No que é sempre. Lá na clareira mais erma, no monte mais alto, na planície mais verde. Lá na Ilha além do Vergivios. Em valor e excelência.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: