Pular para o conteúdo

13- Inspiração

6 de fevereiro de 2012

§13.1.

Há quem diga muita coisa. Há quem diga que o Druidismo é a religião da Inspiração. Auis, Aí, Awen. Inspiração? Espiração, inspiro – não espirro – aspiro. Espírito, sopro sobre o curso luminoso da fonte ígnea. Eloquente discurso, inflamado, orgulhoso. Como a candente lâmina na forja, forgênese poetigena medicinal. Hum: o que sabeis disto, mortal decadente?

§13.2.

Já vi um poeta inspirado de verdade, de fato, há um fogo em sua cabeça. Constrói a rima perfeita, poesia mais nobre e fina, em métrica cristalina, em cadência arrebatada, tonante bem cantada, vaticínio precioso, pouquíssimos entre muitos, numa cadeia dourada que prende a audiência em sua voz vistosa. Hipnotiza, deleita, emociona, faz correr a corrente. Sei que poucos dos interessados no Celtismo hoje, isolados em muralhas computadorizadas, já deslumbraram isto, respiraram o mesmo ar, sentiram como o ar que se respira fica diferente. Eu digo: alguns acham que trabalham com a Inspiração, eu digo que do que nos mostram, temos brincadeiras de criança; comparado ao vate da Tradição. Sempre é revigorante desfazer-se de ilusões. Talvez, admito, seja mais fácil manifestá-la nas artes manuais de ofício e na música instrumental, na medicina não faço ideia de como seja. Não basta orações à deusa. Os deuses repartiram aos homens: uns, por mais que se esforcem, não alcançarão a Obra – eis o desígnio sábio e santo do que existe.

§13.3.

Iluminação do artífice, iluminação do guerreiro no campo de batalha, iluminação do poeta no verso dourado. Frenesi forte, irresoluto arrebatar, brilho brioso. Onde o excesso cabe? Três cujo frenesi beneficia a toutā: do artífice em sua obra, do poeta em seu verso e do guerreiro no murmúrio da guerra.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: